28 de fevereiro de 2015

Romaria Ciclística - Dia III - Silveiras X Passa Três

Saída de Silveiras, 21 de dezembro
Domingo chegara. Dia de arrumar as coisas e voltar para casa. Mais 140 km e a Romaria chegaria ao fim na mesma Passa Três que nos viu sair antes do sol nascer. Mais um dia de pedaladas com os amigos e mais um capítulo em nossa história.
Neste último dia as meninas não iriam pedalar, mas nos seguiriam com os demais carros de apoio; portanto, logo cedo, as deixamos dormindo na pousada. Marcão, Vinny e eu fomos encontrar os outros romeiros na padaria do centro de Silveiras. Desta vez sairíamos alimentados e, apesar do cansaço, dispostos para mais um dia sobre o selim, girando os pedais para crescermos intimamente.
Desde que começamos a volta, meu pensamento pairava no Morro Frio. Embora não fosse nele que eu pensara em desistir no primeiro dia, foi a sua elevação somada ao forte calor que me retirara todas as forças para os últimos quilômetros, portanto eu o temia. Não por isso iria fraquejar quando chegasse a hora em que nos encontraríamos de novo. Desta vez eu não estaria tão cansado a ponto de pensar em jogar a toalha, ele estaria sob as rodas da minha bicicleta, não em 100km rodados, mas em apenas 40km.
Tranquilos, pedalamos sem pressa pela rodovia vazia naquele domingo de manhã. Conversávamos sobre  trivialidades, contávamos “causos” de bicicleta e, com o giro constante da pedivela, subíamos e descíamos os morros até a primeira parada.
Quando Denise caiu sobre Vinny no dia anterior, voltando de Aparecida, empenou alguns raios e desregulou o câmbio traseiro da Scale. Vinny reclamava da troca de marchas sempre que precisava subi-las. Quando fizemos a parada, Vítor conseguiu amenizar o problema. Com todas as marchas funcionando, o ritmo do Vinny aumentou e o prazer sobre a bicicleta reapareceu. Voltamos para estrada. Areias se aproximava.
Morro Frio
Começamos a subida do Morro Frio. Já havíamos subido dois longos morros antes, mas o impacto do vil inimigo era ainda forte. Iniciamos a subida com mais terror psicológico do que realmente esforço. Num ritmo leve, de passeio, fomos ganhando metros e mais metros, enquanto o suor escorria pelo rosto e as pernas giravam numa cadência suportável. Na volta o Morro Frio não era assim tão imponente. Um a um íamos vencendo-o. O algoz estava derrotado. Fizemos uma pausa para reunir todos novamente e nos prepararmos para uma bela, e rápida, descida pelos 3,5km que ainda me dão calafrios.
Alberto e Luciano, no Morro Frio
Prosseguimos o pedal até a próxima parada. O clima perfeito nos ajudava. Temperatura agradável, sem sol, sem chuva. Logo as meninas nos encontraram e se juntaram aos demais carros de apoio. A próxima parada seria para o almoço.
Almoçamos num pequeno restaurante, mas de comida farta e muito saborosa. Em seguida, descansamos um pouco antes de retornar a estrada. Apesar do pouco tempo de repouso, o corpo agradeceu. Diferente do primeiro dia, estávamos dentro do horário e não precisávamos sair às pressas para manter o cronograma. Trinta santos minutos que fizeram a energia retornar aos músculos em frangalhos.
Encaramos mais subidas cansativas, descidas divertidas, planos monótonos, retas velozes, grupos se formando, grupos se dissipando e criando novos grupos, seguimos assim até chegarmos à última parada, já próximos de Passa Três. Faltava pouco para terminar a romaria, pouco para completar mais um Gran Fondo, pouco para comemorar a vitória sobre as diversidades do caminho e também da vida.
Os longos quilômetros iam chegando ao fim. Sentia uma sensação de alívio, ao mesmo tempo de vazio. Os três dias de convívio estavam chegando ao fim, na última parte da estrada, no final de uma bela jornada. Seguíamos enfileirados, ninguém escapado à frente, ninguém sobrado atrás; estávamos todos juntos, no mesmo ritmo, na mesma cadência. E foi assim, juntos, que entramos na pequena cidade.
Ao ver as primeiras casas, as primeiras pessoas a saírem para nos parabenizar com acenos e palmas, meus olhos marejaram, como marejam agora. Um sentimento de conquista me invadiu, a vitória sobre as dificuldades, os momentos difíceis em que pensei em desistir, a alegria de completar cada etapa, a valorização das pequenas coisas. Havíamos chegado. As pessoas acenavam nos felicitando. E eu, na minha pequenez diante de um tão grande momento, agradecia por poder viver a emoção de compartilhar com os amigos os mesmos sentimentos. Subimos o morro que marcava a nossa chegada, parando na igreja.
Ao desmontar da bicicleta depois daqueles quatrocentos quilômetros, tinha uma certeza: no próximo ano, estaria com os amigos de novo. Todo o sofrimento, todo o esforço foram recompensados pela emoção gratificante de vencer os próprios limites, tanto do corpo, quanto da mente. A romaria teve um significado muito grande para mim, um saber-se vivo e capaz.


Nenhum comentário: